Aprendizagem Motora
é o conjunto de processos cognitivos associados à experiência e à prática que
resultam em mudanças relativamente permanentes no comportamento motor. Refere-se
à forma como a prática e a repetição influenciam o desenvolvimento.
Teorias da Aprendizagem
As teorias da aprendizagem motora devem ser baseadas no conhecimento da estrutura e da função do
Sistema Nervoso.
“A ciência é construída de factos, assim como uma casa é construída de tijolos; mas um conjunto de factos não é ciência, assim como uma pilha de tijolos não é uma casa.” Jules Henri Poincare
- Teoria do Circuito
Fechado – Adams (1971)
Na década de 1970, um pesquisador na área da Educação Física,
foi o primeiro a tentar criar uma teoria da aprendizagem motora. É um sistema de circuito fechado, em que o feedback sensorial é
utilizado para a produção contínua de movimento hábil. Esta teoria
é baseada em alguns princípios utilizados por Sherrington, ao qual dava importância
às informações sensoriais no controle do movimento.
Na teoria do circuito fechado, existem dois tipos de memória
muito importantes:
- Traço de memória, utilizado na seleção e na iniciação do movimento.
- Traço perceptivo, em que é construído durante a prática , tornando-se referência interna da exactidão.
Resumindo, a teoria do circuito fechado refere que para o
treino das habilidades motoras é crucial instruir o paciente a praticar
o mesmo movimento várias vezes, até que o execute com atenção. Quanto mais
tempo se dedicar à prática de um movimento, melhor será a sua aprendizagem.
- Teoria do Esquema de
Schmidt
Richard Schmidt propôs uma nova teoria ao qual denominou de teoria do
esquema. Esta teoria reforça os processos de controle de circuito aberto e o
conceito do programa motor generalizado.
Schmidt propôs que os programas motores não tivessem normas específicas dos movimentos, mas normas gerais para uma classe específica de movimentos. Durante a aprendizagem de um novo programa motor, o indivíduo aprende várias normas que podem ser aplicadas a uma variedade de contextos.
Schmidt propôs que os programas motores não tivessem normas específicas dos movimentos, mas normas gerais para uma classe específica de movimentos. Durante a aprendizagem de um novo programa motor, o indivíduo aprende várias normas que podem ser aplicadas a uma variedade de contextos.
A teoria do esquema
da aprendizagem motora é equivalente à teoria da aprendizagem do controle
motor. No centro destas, está o programa motor generalizado, que se acredita
possuir as normas para criar os padrões espaciais e temporais da actividade
muscular, para executar determinado movimento.
Schimdt propôs que, após um indivíduo executar um movimento, quatro aspectos são armazenados na memória:
- Condições iniciais do movimento (posição do corpo, peso do objecto manipulado);
- Parâmetros utilizados no programa motor generalizado;
- Efeito do movimento em termos de conhecimento dos resultados;
- Consequências sensoriais do movimento (som, aparência e sensações que produz)
Estas informações são abstratas e armazenadas em forma de
esquema de lembrança (motor) e um esquema de reconhecimento (sensorial),
componentes do esquema da resposta motora.
O esquema da lembrança é utilizado para selecionar uma
resposta específica. Quando uma pessoa executa um determinado movimento, as
condições iniciais e o objectivo desejado no movimento, são informações para o
esquema da lembrança. Outra parte do esquema é
a memória abstrata das especificidades de respostas prévias em tarefas
semelhantes. O esquema do reconhecimento
é utilizado para avaliar a resposta. Assim, as consequências e os resultados sensoriais
de movimentos prévios semelhantes, são combinados com as condições iniciais
correntes de modo que crie uma representação das consequências sensoriais
esperadas. Estas são comparadas com as informações sensoriais do movimento
actual, para avaliar a eficácia da resposta. A aprendizagem consiste num
processo contínuo de actualização dos esquemas de reconhecimento e memória, em
cada movimento executado. A variabilidade
da prática deve melhorar a aprendizagem motora. Schmidt formulou a hipótese
de que a aprendizagem também seria afectada pela variabilidade. Logo, com o
aumento na variabilidade da prática, as normas generalizadas do programa motor
seriam fortalecidas.
Uma paciente que esteja a aprender uma nova tarefa como
alcançar um copo com o seu membro afectado, a aprendizagem ideal seria se a
paciente praticasse em diversas condições,
para que ela possa desenvolver uma série de normas para alcançar um objecto,
que podem ser aplicadas quando ela
estende o corpo para alcançar uma variedade de copos. Ao fim de algum tempo,
ela já estará capaz de arranjar estratégias
para pegar um copo com menor probabilidade de o deixar cair no chão.
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