quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Teorias da Aprendizagem Motora




Aprendizagem Motora é o conjunto de processos cognitivos associados à experiência e à prática que resultam em mudanças relativamente permanentes no comportamento motor. Refere-se à forma como a prática e a repetição influenciam o desenvolvimento.


Teorias da Aprendizagem



As teorias da aprendizagem motora devem ser baseadas  no conhecimento da estrutura e da função do Sistema Nervoso.



“A ciência é construída de factos, assim como uma casa é construída de tijolos; mas um conjunto de factos não é ciência, assim como uma pilha de tijolos não é uma casa.”              Jules Henri Poincare




  • Teoria do Circuito Fechado – Adams (1971)



Na década de 1970, um pesquisador na área da Educação Física, foi o primeiro a tentar criar uma teoria da aprendizagem motora. É um sistema de circuito fechado, em que o feedback sensorial é utilizado para a produção contínua de movimento hábil. Esta teoria é baseada em alguns princípios utilizados por Sherrington, ao qual dava importância às informações sensoriais no controle do movimento.
Na teoria do circuito fechado, existem dois tipos de memória muito importantes:
  • Traço de memória, utilizado na seleção e na iniciação do movimento. 
  • Traço perceptivo, em que é construído durante a prática , tornando-se referência interna da exactidão.
Após o movimento ser iniciado pelo traço da memória, o traço perceptivo assume e executa um movimento, em que também detecta possíveis erros. Quanto mais o paciente pratica um movimento específico, mais forte se torna o traço perceptivo.
Resumindo, a teoria do circuito fechado refere que para o treino das habilidades motoras é crucial instruir o paciente a praticar o mesmo movimento várias vezes, até que o execute com atenção. Quanto mais tempo se dedicar à prática de um movimento, melhor será a sua aprendizagem.





  • Teoria do Esquema de Schmidt



Richard Schmidt propôs uma nova teoria ao qual denominou de teoria do esquema. Esta teoria reforça os processos de controle de circuito aberto e o conceito do programa motor generalizado
Schmidt propôs que os programas motores não tivessem  normas específicas dos movimentos, mas normas gerais para uma classe específica de movimentos. Durante a aprendizagem de um novo programa motor, o indivíduo aprende várias normas que podem ser aplicadas a uma variedade de contextos.
 A teoria do esquema da aprendizagem motora é equivalente à teoria da aprendizagem do controle motor. No centro destas, está o programa motor generalizado, que se acredita possuir as normas para criar os padrões espaciais e temporais da actividade muscular, para executar determinado movimento.



Schimdt propôs que, após um indivíduo executar um movimento, quatro aspectos são armazenados na memória:

- Condições iniciais do movimento (posição do corpo, peso do objecto manipulado);
- Parâmetros utilizados no programa motor generalizado;
- Efeito do movimento em termos de conhecimento dos resultados;
- Consequências sensoriais do movimento (som, aparência e sensações que produz)

Estas informações são abstratas e armazenadas em forma de esquema de lembrança (motor) e um esquema de reconhecimento (sensorial), componentes do esquema da resposta motora.
O esquema da lembrança é utilizado para selecionar uma resposta específica. Quando uma pessoa executa um determinado movimento, as condições iniciais e o objectivo desejado no movimento, são informações para o esquema da lembrança. Outra parte do esquema é  a memória abstrata das especificidades de respostas prévias em tarefas semelhantes.  O esquema do reconhecimento é utilizado para avaliar a resposta. Assim, as consequências e os resultados sensoriais de movimentos prévios semelhantes, são combinados com as condições iniciais correntes de modo que crie uma representação das consequências sensoriais esperadas. Estas são comparadas com as informações sensoriais do movimento actual, para avaliar a eficácia da resposta. A aprendizagem consiste num processo contínuo de actualização dos esquemas de reconhecimento e memória, em cada movimento executado. A variabilidade da prática deve melhorar a aprendizagem motora. Schmidt formulou a hipótese de que a aprendizagem também seria afectada pela variabilidade. Logo, com o aumento na variabilidade da prática, as normas generalizadas do programa motor seriam fortalecidas.

Uma paciente que esteja a aprender uma nova tarefa como alcançar um copo com o seu membro afectado, a aprendizagem ideal seria se a paciente praticasse em diversas  condições, para que ela possa desenvolver uma série de normas para alcançar um objecto, que podem ser aplicadas  quando ela estende o corpo para alcançar uma variedade de copos. Ao fim de algum tempo, ela já estará capaz de arranjar estratégias  para pegar um copo com menor probabilidade de o deixar cair no chão.




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