- Teoria Ecológica –
Karl Newell (1991)
Newell diz que a aprendizagem motora é um processo que
aumenta a coordenação entre a acção e a percepção, de maneira consistente com
restrições na tarefa e do ambiente. Durante a prática, existe uma busca de
estratégias ideais para a execução da tarefa, dadas as restrições.
A exploração do espaço de trabalho perceptivo motor é
crucial para a procura de estratégias ideais. Esta exploração envolve também a
investigação da amplitude de movimentos possíveis para seleccionar os movimento
ideais ou mais eficientes para uma determinada tarefa.
De acordo com esta teoria, as informações perceptivas cumprem várias funções – Na função prescritiva, essas informações são associadas ao conhecimento do objectivo da tarefa e aos movimentos a serem aprendidos. Estas são fornecidas por demonstrações. Outra função da informação perceptiva é o Feedback, durante o movimento (conhecimento do desempenho) e no seu término (conhecimento dos resultados). É proposto que as informações perceptivas possam ser usadas para estruturar a busca de uma solução perceptiva/motora que seja adequada para os objectivos da tarefa.
De acordo com esta teoria, as informações perceptivas cumprem várias funções – Na função prescritiva, essas informações são associadas ao conhecimento do objectivo da tarefa e aos movimentos a serem aprendidos. Estas são fornecidas por demonstrações. Outra função da informação perceptiva é o Feedback, durante o movimento (conhecimento do desempenho) e no seu término (conhecimento dos resultados). É proposto que as informações perceptivas possam ser usadas para estruturar a busca de uma solução perceptiva/motora que seja adequada para os objectivos da tarefa.
Resumindo, esta nova teoria da aprendizagem motora realça a
actividade exploradora dinâmica do espaço de trabalho perceptivo/motor, com
vista a criar estratégias ideais para a execução de uma determinada tarefa. A
um nível mais prático, e pegando o exemplo do paciente da teoria do esquema, a teoria ecológica sugere que o paciente
aprenda a distinguir as dicas perceptivas importantes para organizar a acção. Para
esticar o braço e elevar um copo, estão incluídas as informações como o tamanho
do copo, textura e peso do copo. O paciente deve também reconhecer estas dicas
perceptivas que são relevantes e compará-las com estratégias motoras ideais. Se
a sua percepção sugerir-lhe que é um copo pesado, este deverá segurá-lo com
mais força. Se o copo estiver cheio de água, deverá movimentá-lo mais
lentamente para não o entornar. Se o paciente não reconhecer estas percepções,
provavelmente ele entornará o copo ou deixá-lo-à cair no chão. Todas estas
informações são essenciais pois servem para solucionar de maneira optimizada o
problema proposto por determinada tarefa.
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