sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Teoria Ecológica


  • Teoria Ecológica – Karl Newell (1991)



Newell diz que a aprendizagem motora é um processo que aumenta a coordenação entre a acção e a percepção, de maneira consistente com restrições na tarefa e do ambiente. Durante a prática, existe uma busca de estratégias ideais para a execução da tarefa, dadas as restrições.
A exploração do espaço de trabalho perceptivo motor é crucial para a procura de estratégias ideais. Esta exploração envolve também a investigação da amplitude de movimentos possíveis para seleccionar os movimento ideais ou mais eficientes para uma determinada tarefa.
De acordo com esta teoria, as informações perceptivas cumprem várias funções – Na função prescritiva, essas informações são associadas ao conhecimento do objectivo da tarefa e aos movimentos a serem aprendidos. Estas são fornecidas por demonstrações. Outra função da informação perceptiva é o Feedback, durante o movimento (conhecimento do desempenho) e no seu término (conhecimento dos resultados). É proposto que as informações perceptivas possam ser usadas para estruturar a busca de uma solução perceptiva/motora que seja adequada para os objectivos da tarefa.


Resumindo, esta nova teoria da aprendizagem motora realça a actividade exploradora dinâmica do espaço de trabalho perceptivo/motor, com vista a criar estratégias ideais para a execução de uma determinada tarefa. A um nível mais prático, e pegando o exemplo do paciente da teoria do esquema,  a teoria ecológica sugere que o paciente aprenda a distinguir as dicas perceptivas importantes para organizar a acção. Para esticar o braço e elevar um copo, estão incluídas as informações como o tamanho do copo, textura e peso do copo. O paciente deve também reconhecer estas dicas perceptivas que são relevantes e compará-las com estratégias motoras ideais. Se a sua percepção sugerir-lhe que é um copo pesado, este deverá segurá-lo com mais força. Se o copo estiver cheio de água, deverá movimentá-lo mais lentamente para não o entornar. Se o paciente não reconhecer estas percepções, provavelmente ele entornará o copo ou deixá-lo-à cair no chão. Todas estas informações são essenciais pois servem para solucionar de maneira optimizada o problema proposto por determinada tarefa.








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